segunda-feira, outubro 08, 2007

Luciano Huck morreu?

Segunda feira, 2 da tarde. Almoço em um restaurante aqui de Fortaleza quando, na mesa ao lado, começa uma animada conversa sobre a morte de Luciano Huck. Pois é... aquele apresentador de televisão meio baixinho, do narigão, casado com a Angélica, pai de um moleque...ou dois...

Mesmo sem conhecer o moçoilo ou nutrir por ele qualquer sentimento de simpatia ou antipatia, pensei cá com meus botões: "Que m#!¨#! O que está acontecendo com esse país?"

Lembrei das duas vezes em que o vi de perto, sempre entre aviões e aeroportos... Ao contrário de outras estrelas com as quais já cruzei, ele parecia um cara "que nem que nós".

Passado o lapso de minhas memórias, voltei a atenção para a conversa na mesa vizinha. Rapidamente fiquei sabendo que após reagir a um assalto em São Paulo, o marido da Angélica foi ao chão com dois balaços.

Ao sair do restaurante, já no carro, fiquei pensando na cena grotesca. Não a do Luciano sendo morto, mas das três moças comentando a morte de alguém. Como em qualquer conversa envolvendo violência e doença, logo vem aquela disputa ridícula sobre quem conhece o pior caso.

Ao meu lado no carro, sobre o banco do passageiro, estava o jornal de hoje. A manchete da primeira capa dizia em letras semigarrafais: Subcomandante da PM é assaltado. Pela segunda vez no dia pensei: "Que m#!¨#! O que está acontecendo com esse pais?"

Lembrei dos meus próprios minutos de horror em um dos famosos cruzamentos de Fortaleza. Poucos meses atrás, dei de frente com dois elementos - um deles certamente "dimenor". Acelerei, avancei o sinal e logo após ouvir um deles me chamar de vagabundo, veio o barulho do tiro.

Por sorte, eficiência de algum anjo da guarda, ou péssima mira do "dimenor", escapei sem nenhum arranhão. Logo à frente, liguei 190 e ... fui ao teatro. Ao final da noite, já em casa, voltei a pensar: "Que m#!¨#! O que está acontecendo com esse pais?"

Voltando ao dia de hoje, logo que chego ao trabalho ligo o computador e como urubu atrás de carniça, fui logo atrás de saber detalhes sobre a morte do tal do Luciano Huck.

E não é que o cara está vivo!

Até artigo para a Folha o narigudo escreveu! Seus pensamentos quase póstumos foram lidos e ... e...

... e houve uma réplica. Um tal de Ferréz (com acento agudo no segundo "e"), rapper e escritor de Sampa, escreveu um outro artigo entitulado "Pensamento de um Correria".

O artigo do Luciano é até legalzinho. Mesmo sem concordar com alguns pontos, é necessário dizer que o texto é bem melhor do que muita produção blogueira vista ultimamente.

Já o artigo do Ferréz termina com a seguinte pérola:

"No final das contas, todos saíram ganhando, o assaltado ficou com o que tinha de mais valioso, que é sua vida, e o correria ficou com o relógio.

Não vejo motivo pra reclamação, afinal, num mundo indefensável, até que o rolo foi justo pra ambas as partes. "

Dizer o quê?

Toda a situação é ridícula...

Agora, ridículo mesmo é ver todo mundo enrolando o trabalho pra ver a Playboy de outubro com a tal da Mônica Veloso. Pois é, aquela ex-amante do senador acusado de 15.267 falcatruas. Além de aprontar todas, sair ileso das acusações, e nos fazer de trouxas, ainda pode bater no peito e dizer:

- Tá vendo essa gostosa aí na capa da Playboy? Já comi muito!

Nessas horas, eu continuo pensando cá com meus botões:

- Que m#!¨#! O que está acontecendo com esse pais?

11 comentários:

Lucia Malla disse...

Ótimo texto, Chico!! Mas o q está acontecendo com esse país mesmo? :P

cilene disse...

Chico nao li o artigo do Luciano vi so as reclamacoes blogs afora, mas acho que o Luciano tem todo direito de reclamar dessa violencia toda que tem no Brasil. Sabe o que de melhor a Noruega tem? essa nao violencia do Brasil..eu acho um horror essa violencia , essa inveja do que outro tem..etc..so porque o cara e rico nao pode reclamar da violencia?

Manu disse...

Bom...eu certamente jamais confiaria nestas 3 moças como fontes....ou ia ser despedida por justa causa. O que a Cilene diz aqui em cima, foi bem parecido com a explicação de uma professora minha de Estética(que ultimamente virou aula de política..mas isso é outro assunto): O Brasil não vai para a frente porque o povo não admira quem tem sucesso, ele inveja. Será? às vezes penso nisso...mas é meio cruel e não difere ninguém...o q me faz pensar: - Q m#¨!¨está acontecendo neste país? ( Vc encontrou a resposta?)
P.S: Notícia no Globo online de ontem: Os vídeos mais vistos estes mês no Youtube são de crianças brincando de tortura à la "Tropa de Elite"...pois é meu amigo...a pesguntinhaainda martela na cabeça. Bjss...bom feriado

Chico disse...

Lúcia,

A resposta eu ainda não sei... Será que alguém sabe? ;^)

==========

Ci,

Claro que ele pode reclamar da violência. Eu posso, você pode.. Qualquer um pode.

Não critiquei o fato do Huck ter escrito o artigo..

;^)

==========

Manu,

Essa sua professora... Sei não viu!

Nane Vieira disse...

olá!
Cara, seu texto tá legal, mas o que tem a ver o acento no nome do Ferréz? Já ouviu falar em acento diferencial? Vc forçou um pouco nisso aí né! Aliás, ele não é um tal de Ferréz..não eh pq vc não conhece que os outros não o conheçam, e nem motivo pra dizer "um tal de Ferréz" poxa!

Nane Vieira disse...

Em vez de vcs ficarem se perguntando que m#m#!¨#! O que está acontecendo com esse país?, que aliás está sem acento lá (já que criticaram até o acento no nome do meu ídolo Ferréz!) pq não fazem alguma coisa? Ficarem aí só perguntando não basta...é preciso ação! A culpa é de todos nós! Somos nós que calamos quem quer falar, que não ajudamos quem precisa se ajuda, que omitimos a verdade, nós somos esse mundo, nós construímos esse mundo, as pessoas transformaram ele nisso que está, e TOdos são culpados!!! O grande problema é que todos se fazem de santos e tiram o seu da reta né!
Pensem nisso!

Chico disse...

Oi Nane,

Vamos por partes...

Desculpe se destratei seu ídolo. Sei quem é Ferréz ( com acento no último 'e') e é claro que esse é um acento diferencial. Também aprendi isso na escola..

Alguns dos leitores desse blog certamente também conhecem um outro Ferrez (sem o acento no último 'e'). Marc Ferrez é um carioca visionário e um dos fotógrafos mais incríveis de nossa História.

Quanto ao Ferréz, seu ídolo, embora tenha tido a oportunidade de ouví-lo falar, não o fiz por... Putz, nem lembro a razão pela qual não o vi falar em Recife. Aliás, nem sei se ele falou algo... Eram tantos livros, tantos amigos, tanta coisa pra ver... que acabei indo pra outro lado.

Bom, o que importa é que sei da sua - dele - obra, e reconheço a importância de figuras como ele.
Vez por outra vejo algumas coisas interessantes na Caros Amigos e se me referi a ele como 'o tal'...

Se eu fiz isso foi por simplesmente não concordar em nada com o que ele escreveu... Normal!

Ele pode também não concordar em nada com a minha opinião e mesmo assim ainda sentar e trocar uma idéia na boa. :)

Não sei qual sua parcela de contribuição, mas eu faço minha parte e me orgulho muito disso.

Quando faço a mim mesmo a pergunta lá do texto penso imediatamente em uma porção de gente séria, responsável e possivelmente muito mais antenadas do que eu, você e até o Ferréz se perguntando a mesma coisa.

Não defendo Huck e não tenho o menor interesse pelo que ele faz. Mesmo assim, o respeito como cidadão que trabalha assim como eu, você e todos os seus.

Entendo o ponto de vista de Ferréz quanto ao fato de um cara usar um relógio de 15 mil dólares e achar que está tudo bem. No entanto, jamais irei concordar com a frase final de Ferréz.

No mais, o tom agressivo não resolve nada..

Abraço,

fernanda disse...

Dane-se ferrez, quem apoia um assalto é a favor de ladrão. Desde criança sabemos que não podemos pegar o que não é nosso e cade nossos ensinamentos e principios? Que está acontecendo com esse país mesmo?
100% Huck, certíssimo
Conheço ele pessoalmente, e sei que ele não faz tipo, é super gente boa, simples de verdade e não merecia isso não!
Hoje reclamamos dos nossos direitos e recebemos um monte de críticas, é assim mesmo vivemos num mundo com valores invertidos, os certos acabam levando críticas....Deus acabe logo com isso

Anônimo disse...

é mentira q o luciano nem morreu se eu fosse vc tinha vergonha de ficar mentindo dizendo q um apresentador morreu quandoo elle estar vivi num faça isso naum q é feio...

Anônimo disse...

É, nane mais só tem um probleminha que não quer calar...
reeinvindicar direitos, cobrar segurança é um direito que nos assiste concordo, mas o grande pedrigo está nas mãos deles(bandidos,assaltantes e...)qto mais pesdimos proteção, mas vítimas acontece...

Anônimo disse...

OLHA EU SOU FÃ Nº1 DO LUCIANO, NA SUA CASA NUM TEM BARATA, RATO OU QULAQUER OUTRO COISA, PRA MATAR NÃO?????????? SE AQUI NA MINHA TIVESSE JURO QUE CONTRATARIA VC.
LUCIANO É UM CARA TRANQUILO, SÓ QUER VIVER EM PAZ COM A FAMILIA, DEIXA O CARA!!! EU HEIM!!
lUCIANO,ANGELICA BJO